Ao desenvolver seu e-commerce:
Mão de obra qualificada
Navegar na internet não é o suficiente, é necessário ter conhecimento básico do gerenciamento do e-commerce e utilizar ferramentas de análise de estatísticas para acompanhar o retorno sobre o investimento e saber os pontos fortes e fracos do seu negócio online.
Elabore um plano de negócios
Dados fornecidos pelo SEBRAE apontam que 53% das empresas no Brasil fecham suas portas com menos de 3 anos de vida. É necessário traçar metas, definir o que sua empresa irá vender, quem irá montar sua loja virtual, pesquisar seus concorrentes e qual será seu gasto inicial. A ferramenta ideal para fazer este planejamento é o plano de negócios.
Invista em Marketing Digital
O planejamento de marketing e a divulgação são fundamentais para as lojas reais, mas esta premissa também é válida para os sites de e-commerce.
Criar um site e não investir em publicidade é cometer o mesmo erro de ter uma loja no mundo real que possua os melhores produtos, com o melhor preço e pessoal treinado e as portas fechadas restringindo a entrada do público.
Existem diversas formas de trabalhar a imagem de sua empresa na internet, nas redes sociais ( Facebook, Twitter e Orkut), através de email marketing, pela otimização de sites para os buscadores ( por exemplo: conseguir o primeiro resultado ou estar na primeira página do Google), trabalhando com links patrocinados ou divulgando em sites de terceiros.
Contratar uma empresa especializada para trabalhar o marketing de sua empresa poupa seu dinheiro e maximiza seu tempo, permitindo que você foque sua atenção onde ela é mais necessária, ou seja, no seu negócio.
Foco, foco e foco!
Não tente vender tudo em seu site. Este caminho levará a uma concorrência agressiva, muitas vezes já explorada por grandes empresas como: Submarino, Americanas, Ponto Frio, etc. Busque um segmento específico e se lembre do ditado “Faça uma coisa e faça bem feito”.
Atendimento da sua loja virtual
Não esqueça desse quesito: coloque os números de telefone em todos os lugares de sua loja virtual, mantenha as opções de contato à vista, acessíveis e disponíveis. E certifique-se de realizar um bom atendimento com clareza e profissionalismo.
Usabilidade
Aqui na Petrosite compartilhamos do seguinte princípio: “Não me faça pensar” do célebre escritor Steve Krug.
Esqueça as animações, músicas, logomarcas chamativas e qualquer firúla que você seja capaz de imaginar. O que importa em um site de vendas online é o seu produto e qual foi a estratégia utilizada para o usuário chegar nele. Qualquer outro elemento que esteja no site irá distrair e dispersar a atenção dos seus clientes. Desenvolver um design simples e objetivo é mais difícil do que se pensa, mas vale o esforço.
Esses são pontos básicos que merecem sua atenção na hora de planejar seu projeto de e-commerce. Caso tenha dúvidas estaremos a sua disposição, entre em contato com a Petrosite.